sexta-feira, 19 de junho de 2015

Berilo Verde, Esmeralda- Pedra do Poder.




Algumas variedades de berilo são consideradas pedras preciosas ou semipreciosas desde épocas pré-históricas. O berilo verde (devido à presença do elemento Cr³+ como impureza em sua estrutura cristalina) é chamado esmeralda, o raro berilo vermelho é chamado esmeralda vermelha, esmeralda escarlate. O berilo azul (devido ao crómio e vanádio) é chamado de água-marinha, o berilo rosa (devido a manganês e Ferro) é a morganita, um berilo amarelo brilhante e límpido é chamado berilo dourado, um berilo incolor é chamado gochenita e o amarelo-esverdeado (devido a manganês, ferro e titânio), heliodoro.

O elemento químico berílio, é um metal alcalino terroso, é obtido do minério de berilo. O berílio é muito requisitado em programas nucleares, é também empregado na indústria aeroespacial.
Uma das formas mais comuns na natureza é a esmeralda, uma pedra preciosa de cor característica verde.


A esmeralda é uma das pedras mais valiosas, junto ao diamante e o rubi. O principal produtor mundial é a Colômbia. Na história do Brasil, está ligada ao nome do bandeirante Fernão Dias Paes, conhecido como o "caçador de esmeraldas". Ironicamente, Fernão vagou por anos pelo interior do Brasil à procura de esmeraldas, mas nunca as encontrou. Ao morrer, pensou as ter encontrado, mas, após sua morte, comprovou-se que as pedras verdes supostamente esmeraldas eram na verdade turmalinas.

Conhecidas por resistirem séculos nas profundezas dos oceanos, até serem resgatadas por caçadores de tesouros naufragados, as esmeraldas podem ter durabilidade ilimitada, tornando-se um patrimônio prezado e admirado por gerações e gerações de uma mesma família. Espécies totalmente transparentes, de verde puro, são raríssimas, ocupam lugar de destaque no ranking de qualidade e podem ser mais valiosas do que diamantes. 

Os druidas utilizavam o berilo como cristal divinatório e os antigos escoceses chamavam-lhe "pedra do poder". As primeiras bolas de cristal eram feitas de berilo, mais tarde substituído por cristal de rocha.

Sonhar com esmeraldas significa futuro brilhante e renovação de antigas afeições. 

Cleópatra foi outra figura que não escondia sua adoração pelo mineral. Ela enfeitava-se com as pedras extraídas das minas do Alto Egito, hoje extintas.

Os egípcios também levaram em consideração a preciosidade das esmeraldas. Para eles, as mulheres deveriam fazer uso dessas pedrinhas verdes, pois significava fertilidade e renascimento. Há ainda quem diga que ela realça a inteligência, o amor e a tranquilidade, além de revelar o futuro e fazer com que as pessoas não mintam. Poderosa, não?

Outro povo que usava e abusava das esmeraldas eram os romanos, que faziam questão de trazer à tona o mineral em festas da deusa Vênus (ou Afrodite), sempre representando o amor. A deusa Gaia também foi reverenciada pelo mineral, que representava a terra verde nos festivais de primavera.

Não é para menos que a esmeralda, identificada com o poder de renovação da natureza, seja cultuada há tanto tempo como um dos mais belos, valiosos e poderosos talismãs.
A Bela Angelina também se rende.

É a pedra que representa a medicina.

É a variedade verde ou vermelha do berilo.

Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada às jovens como um talismã para ter proteção e dar facilidade na hora do parto. A gema também foi associada à deusa romana das florestas, Diana, protetora das mulheres jovens e padroeiras dos partos, atribuindo-se às esmeraldas o dom de garantir um nascimento fácil. 

Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada à fertilidade e ao renascimento.


Talvez por todos estes motivos a pedra esteja relacionada com a comemoração dos dias das mães e com o mês das noivas respectivamente.

Natalie Portmsn
Vem de longe o fascínio que as esmeraldas exercem sobre as pessoas sensíveis e apaixonadas. Admirada a mais de quatro mil anos, a gema tem fama de avivar a inteligência e o coração, além de ser vista até hoje como guardiã do amor: diz à lenda que as esmeraldas perderiam a cor se um dos parceiros fosse infiel. Ela não só empresta seu nome às bodas de vinte anos de casamento, como simboliza o amor duradouro e sempre jovem.

Era a pedra que curava doenças dos olhos. Seus poderes terapêuticos começam pela cor verde, que possui propriedades calmantes e é apontada entre todas as cores como a que mais sensibiliza o olhar. Acreditava-se que seria possível aliviar ou até curar inflamações e infecções, bastando deixar uma esmeralda sobre os olhos dos pacientes.

Segundo os povos orientais, as esmeraldas podiam aliviar ou curar muitos males. Além de ser usada em exorcismos, era um bálsamo contra venenos de cobras e escorpiões, depurava o sangue, interrompia náuseas e removia qualquer sofrimento do corpo e da mente.

Astrólogos antigos dedicavam esmeraldas ao deus Mercúrio e a pedra era levada por viajantes e marinheiros como talismã especial para amaciar as estradas, acalmar os mares e trazer boa sorte às suas aventuras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário